segunda-feira, 8 de março de 2010

A Hora do Deslumbramento

"Hominização é o fenómeno histórico pelo qual os nossos antepassados primatas se transformaram progressivamente em Homo Spiens. A inteligência, na qualidade de estratégia de sobrevivência (no sentido darwiniano do termo), teve um papel essencial nessa passagem.
Para salvar o Homem de si mesmo, a inteligência deve agora transcender o papel anterior e proceder à humanização de nossa espécie.
Ante a ampliação do problema e a urgência da situação, temos de reconhecer que estamos muito desarmados. Entre as piedosas generalidades e as palavras de ordem inaplicáveis, que dizer?
Brincar aos moralizadores não está, em boa verdade, na minha natureza. No entanto, segundo a bela expressão de René Dubos, importa pensar globalmente e agir localmente.
As sínteses não são suficientes, é vão querer «mudar a sociedade» por acções retumbantes de natureza politica. A nossa esfera de influência é restrita, mas não é nula. Só os gestos à escala pessoal têm, na minha opinião, alguma possibilidade de contribuir eficazmente para o projecto."

Hubert Reeves

Nenhum comentário: